De ex-gordinha a atleta de ponta
“Sempre tive problemas com a balança. Aos 15 anos, além do sobrepeso, eu tinha pressão alta, triglicérides e colesterol altos”, conta a atleta Maria Vitoria Abreu, que emagreceu 28 quilos e hoje figura em pódios de corrida.
“A história é bem engraçada! Decidi emagrecer quando retornei de um intercâmbio nos EUA e estava com 93Kg. Trouxe um tênis de lá para uma amiga que emagreceu correndo. Quando ela veio buscar o tênis e me viu gordinha, ela acabou comigo! Fiquei tão chateada que resolvi começar a caminhar. Depois, uma outra amiga me levou para o Vigilantes do Peso e, assim, aprendi a reeducação alimentar”.
Um mês depois, com alimentação adequada e caminhada, Vitória já tinha emagrecido 5 kg. Em seguida, decidiu correr. “Os primeiros dias foram terríveis, pois eu mal conseguia subir as escadas da minha casa, quanto mais correr. Não passava de 100 m. Chegar a conseguir correr 1 km, 2 km foi demorado, levei quase dois meses. Eu comecei do zero em setembro de 2008 e, em abril de 2009 (7 meses depois), eu já estava correndo 10 km em 54 minutos com 28 kg a menos”.

É quase inacreditável, mas é a mesma pessoa: Maria Vitória!
Hoje a corrida, claro, é a razão de viver da Vitória. “Foi a coisa mais legal que podia ter me acontecido! No início pensar em pódio era maluquice mesmo, era só sonho. Aqueles sonhos que ficam escondidos dentro de você e que você tem até vergonha de contar! Mas depois que eu entrei pra valer no mundo das corridas e comecei a participar de algumas provas fui percebendo que o sonho poderia se tornar realidade!”
Rotina da atleta:
“Meu dia a dia de atleta é bem puxado! Costumo fazer de 9 a 10 treinos por semana nas fases de rodagem (media de 90 a 100 km/semana). Treino todos os dias, de domingo a domingo, e 3x por semana treino corrida em 2 períodos + 2 treinos de fortalecimento muscular”.
A alimentação também é regrada. “Minha alimentação é bem balanceada, nada de frituras, doces, refrigerantes. Quando me dá vontade de comer algum alimento não muito saudável, eu pego um pedacinho bem pequeno, só pra matar a vontade mesmo. Às vezes quando vai chegando perto das provas eu como algum alimento de farinha branca e aumento o consumo de carboidrato de 72h a 48h antes”, revela.
Conquistas mais importantes:
Vitória foi vice-campeã Mineira em 2011.
Os recordes pessoais da atleta são:
– 5 km (20min15)
– 10 km (41min40)
– 18 km da Volta da Pampulha (1h20) e
– 21 km (1h34).
As mais emocionantes foram:
1- A 1ª Golden Four (BH – 2011) “quando fiz meu primeiro sub 1h40 na meia-maratona e ganhei na faixa 20-29”.
2- “Quando fiz meu recorde pessoal na meia do Rio em 2012 e fiquei em 3º na faixa”.
3- “Quando fiquei em 3º na faixa na São Silvestre de Buenos Aires 2013 e ganhei um troféu! Foi muito legal!”
4- “Quando fiquei em 1º lugar nos 10 km do Circuito Lótus em setembro de 2014, quando estava voltando de um período de lesão. Tinha tido alguns resultados ruins e depois de muita dedicação consegui vencer a prova com 42 minutos. Foi incrível!”
5- “E quando bati meu recorde pessoal nos 5 km no dia do meu aniversário na Meia de BH e fiquei em 3º lugar geral na prova. Foi sensacional!”
Boa sorte nos próximos desafios, Vitória!
Comentários