Conheça o FMS: sistema de avaliação física funcional para atletas
Criado pelos fisioterapeutas Gray Cook e Lee Burton, o Functional Movement Systems (FMS) é o método de avaliação física funcional de maior sucesso nos EUA voltado para atletas de diversas modalidades. Com o objetivo de melhorar o desempenho dos esportistas e, ao mesmo tempo, prevenir as temidas lesões, o FMS já está sendo utilizado no Brasil por profissionais, entre educadores físicos e fisioterapeutas, que possuem a certificação desse teste.
Por meio de um ranking de pontuação individual, esse sistema de avaliação engloba sete testes que proporcionam uma medida tangível da capacidade da pessoa em realizar os movimentos humanos básicos e funcionais no dia a dia. Dessa forma, é possível avaliar alterações de estabilidade e mobilidade ou assimetrias nos movimentos básicos do corpo, indicando o que deve ser corrigido. “O FMS ajuda a identificar os pontos fracos nos movimentos fundamentais e sugere exercícios específicos para corrigi-los. Após conseguir identificar onde estão esses elos mais fracos no movimento, individualizamos a prescrição do treinamento elaborando estratégias de correções para melhorar a performance e diminuir o risco de lesões”, explica Igor S. Gomes, educador físico/personal trainer .
Antes de começar a nova avaliação com seus alunos, Igor testou o sistema. “Tenho um histórico de lesões crônicas devido à prática de futebol. Fui submetido ao teste e estou utilizando estratégias de correção comigo mesmo. É notório como tenho melhorado meus resultados e como minhas dores estão diminuindo”, conta.
O fisioterapeuta Francisco Aurélio ressalta que o sistema FMS pode ser usado em pacientes com qualquer nível de condicionamento físico, identificando os padrões de movimento que não devem ser utilizados. “É de fácil aplicação e, com o score em mãos (a pontuação encontrada nos testes), podemos trabalhar a evolução do paciente de forma mais palpável”, explica. Francisco apenas lembra que “assim como qualquer outra técnica de avalição, ela não pode ser considerada a salvação de todos os problemas. É uma ferramenta a mais para auxiliar o diagnóstico de distúrbios do movimento quando o avaliador devidamente credenciado por esse sistema achar necessário”, conclui.
Comentários