Sair da inércia e colocar o corpo em movimento é sempre meio dolorido. Na semana passada a Taís Lobato sentiu os novos estímulos que deu ao corpo e, nem por isso, deixou de malhar. Na segunda semana, o objetivo é mudar completamente o tipo de exercício. Por que? “O desafio muda a cada semana para dar estimulo novo ao corpo. A ideia é exatamente não dar tempo do corpo se adaptar, o que faz com que o desafiado gaste mais energia o tempo inteiro. É o princípio da variabilidade”, conta Fernando Provete, educador físico e um dos criadores do Desafit60.
Então se a Taís, personagem do blog, achou que continuaria correndo, se enganou. E ela já começou a encarar os desafios: pular corda e fazer step.
O objetivo da Taís ao encarar o Desafit60 é virar uma mulher ativa e deixar de ser sedentária. Mesmo não tendo problemas alimentares, ela vai ter que encarar as mudanças nutricionais que começam nesta semana!
Diferentemente do desafio físico, os nutricionais são cumulativos, o que significa que, a cada semana, o desafiado precisa incorporar um novo hábito saudável. A nutricionista Bárbara Rigotto, que também desenvolveu o Desafit60, explica: “Este primeiro desafio deve ser seguido até o final, e assim por diante, durante sete dias da semana. Se o desafio proposto já for um hábito, ótimo, mas o desafiado não receberá um desafio diferente por causa disso, somente na semana seguinte. É mais estimulante do que quando se muda várias coisas de uma vez, dificultando para quem precisa encarar tantas mudanças. Ao final de 12 semanas o desafiado vai ter incluído 11 hábitos diferentes sem fazer tanto esforço”, completa ela.
Como já disse a Taís Lobato, saúde é hábito: “Saúde não é uma coisa que depende de um médico, de um remédio, depende de um hábito que você adquire, que faça bem pra sua saúde e você vai ter saúde pro resto da vida”. Hora da própria Taís acrescentar dois bons hábitos à rotina dela: beber mais água e incluir frutas na alimentação.
A água é essencial para a hidratação e nutrição do corpo, já que ajuda a combater infecções, auxilia no transporte de minerais no sangue, diminui a retenção de líquidos, contribui na redução de peso, ajuda na desintoxicação do organismo, pois elimina as toxinas acumuladas, e ainda ajuda na absorção de nutrientes.
Quanto às frutas, Bárbara Rigotto explica que o consumo regular desses alimentos está associado à redução da ocorrência de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame, e até de alguns tipos de câncer. Além disso, as frutas reduzem o risco de desenvolver diabetes e obesidade. Consumindo frutas, você vai aumentar sua ingestão de água, mesmo sem bebê-la.
Hábitos aparentemente simples para quem já tem esse costume. Mas como será que a Taís vai encarar os novos desafios? Na semana que vem você vai saber! #forçaTaís #DesafiodaTaís #Desafit60 #saiadainercia
Comentários