No último post “Uma nova Taís, de novo” você conheceu a história da Taís Lobato. Hoje vai conhecer o Desafit60, um programa que ela resolveu encarar durante 60 dias para deixar de ser sedentária.
O Desafit60 é um programa de reeducação alimentar e qualidade de vida de três meses de duração, planejado pelo educador físico Fernando Provete, pós-graduado em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho, e pela nutricionista Barbara Rigotto, pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho, pós-graduada em Nutrição Clínica pela Faculdade Estácio de Sá e pós-graduada em Terapia Nutricional pelo Hospital Odilon Behrens.
Os sócios anunciaram o Desafit60 no Facebook com o objetivo de conseguir 15 amigos voluntários interessados em participar do programa. Resultado: mais de 100 pessoas se interessaram e o programa começou, nesta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, com 103 participantes.
Por ser um programa online, ou seja, à distância, sem acompanhamento in loco, cada participante recebe, por e-mail, as ferramentas e orientações necessárias para mudar de hábitos e sair da inércia. Além de um texto introdutório explicando como funciona o programa, os desafiados, como são chamados os participantes, recebem uma tabela de frequência para preencherem quantas vezes por semana estão seguindo o programa; orientações de alimentação pré e pós-treino e instrução de alongamento muscular. E eles não precisam dar qualquer retorno ao Fernando nem à Barbara. Ninguém vai ser cobrado pelos profissionais. Cada desafiado carrega a responsabilidade de agir de acordo com o que for proposto e, consequentemente, é responsável pelo resultado final. “Não é milagre, é projeto de atividade física e alimentação saudável como outro qualquer, o formato é que é diferente. Tem que suar a camisa pra dar resultado”, explica Fernando.
A cada sexta-feira, os participantes recebem o desafio da semana seguinte. Na primeira semana, a ideia foi começar mais light. Nenhuma mudança alimentar. O desafio físico é fazer uma atividade de três a cinco vezes por semana: intercalar corrida e caminhada ao redor do quarteirão onde mora.
A Taís Lobato, que daqui a três meses não quer mais ser chamada de sedentária, sabe muito bem o que quer conquistar com o Desafit60: “Espero conseguir colocar meu corpo funcionando 100% em relação à nutrição e ao condicionamento físico. Eu aprendi que saúde é hábito. Saúde não é uma coisa que depende de um médico, de um remédio, depende de um hábito que você adquire, que faça bem pra sua saúde e você vai ter saúde pro resto da vida”.
Apesar de ser considerado fácil, o desafio da primeira semana vai ser difícil para Taís. “A única hora que eu ando é de um ponto de ônibus pra outro, no máximo de dois a três quarteirões, com calma, ouvindo música. Primeiro, vou ter que adaptar porque não posso correr por causa dos pinos da coluna. Vou intercalar caminhada rápida com caminhada leve. Vai ser difícil, mesmo sendo light. Vou começar tentando fazer três vezes por semana, se der, faço quatro vezes”.
Ao longo de 60 dias o Saia da Inércia vai acompanhar a Taís e as mudanças que ela está fazendo para ser mais saudável! Parabéns, Taís, você já saiu da inércia! #forçaTaís #DesafitdaTaís #desafit60 #desafiodaTaís #saiadainercia
Comentários