Na semana passada, a Taís Lobato só conseguiu se exercitar duas vezes. E apesar da ralação na faculdade e das preocupações, tudo indica que nesta semana ela vai se superar! Para quem não se lembra das últimas frases dela no post passado, aqui estão: “O e-mail da semana 9 já chegou e, quando eu li, fiquei imensamente feliz! Uma semana de corrida!”
Chegamos à última fase do Desafit60! Faltam só quatro semanas para o fim do programa! E não custa lembrar que, nessa fase, o objetivo é que a Taís faça exercícios cinco vezes na semana, além dos desafios nutricionais que são cumulativos!
Ela vai ter que repetir o treino da primeira semana, mas vai precisar dobrar o tempo e a distância da corrida. E, para conseguir fazer isso, a orientação do Fernando Provete, educador físico do Desafit60, é continuar intercalando corrida e caminhada. Assim é mais fácil alcançar o objetivo final!
Na alimentação, o desafio é aprender a montar o prato ideal. Depois de já ter incorporado novos hábitos alimentares ao longo dos últimos dois meses, isso não vai ser difícil para a Taís. Quem explica como fazer isso é a nutricionista do Desafit60, Bárbara Rigotto: “Todas as nossas refeições – café da manhã, almoço, jantar e lanches – devem ser balanceadas quanto aos nutrientes que as compõem. Isso quer dizer que devemos incluir todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) em uma mesma refeição, além dos micronutrientes (vitaminas e minerais). A proporção ideal entre esses nutrientes, em uma refeição como o almoço é: 50% de vegetais (crus e/ou cozidos), 25% de carboidratos (arroz – de preferência o integral, milho, batata, batata-doce, massas em geral, mandioca, farinhas) e 25% de proteínas (podem ser de fontes vegetais, como feijão, lentilha, grão de bico, soja; ou de fontes animais, como carnes em geral e ovos).” A nutricionista ainda sugere não beber líquido durante a refeição e, se quiser uma sobremesa, a melhor opção é a fruta. Se bater aquela vontade de doce, o ideal é limitar o consumo a, no máximo, 25g ao dia, como um bombom, uma barrinha pequena de chocolate ou uma colher de doce de leite. Se for chocolate amargo, então (mínimo 50% de cacau), melhor ainda!
Comentários