O inverno chegou, as temperaturas caíram e nada melhor do que aproveitar os benefícios dos chás para se esquentar na nova estação. E como existem tantas opções por aí, o Saia da Inércia, com a orientação da nutricionista Priscilla Vitor Benedito, resolveu te dar algumas dicas de como preparar e tomar. Mas faz um alerta: chás também são considerados medicamentos. Muitos deles não podem ser ingeridos por mais de trinta dias, como o chá sugerido abaixo pela Priscilla. Então, antes de aceitar o conselho de uma amiga ou de quem não conhece as ervas, pesquise e só depois consuma-o na quantidade certa!
INGREDIENTES
500 ml de água,
05 unidades de cravo-da-índia,
01 pau de canela,
01 colher de sopa de folha de bugre ou porangaba
MODO DE PREPARO
Coloque a canela e o cravo para ferver junto com a água. Depois que levantar fervura, desligue e acrescente uma colher de sopa cheia de folha de bugre/porangaba. Tampe e deixe esfriar. Em seguida, coe e coloque em uma vasilha, preferencialmente, de vidro.
MODO DE TOMAR: ingerir três xícaras ao dia, de preferência, antes das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).
BENEFÍCIOS
Além de inibir o apetite, a porangaba/bugre possui uma grande concentração de cafeína que estimula o metabolismo, favorecendo a eliminação de toxinas através da urina. Além disso, a planta possui taninos, substâncias que controlam a eliminação de gorduras do organismo. Apesar das propriedades emagrecedoras, o uso da porangaba não dispensa uma dieta balanceada nem exercícios físicos, devendo ser um auxiliar no processo de perda de peso.
CONTRAINDICAÇÕES
– Não deve ser ingerido a longo prazo, de modo contínuo.
– Devido à ação estimulante provocada pela cafeína, é contraindicada para pessoas com problemas hipersensíveis à cafeína, com problemas cardíacos e que sofram de hipertensão (pressão alta).]
IMPORTANTE: tome por um período de no máximo 30 dias!
Outro detalhe importante a ser observado por quem fizer uso frequente do chá é o efeito diurético. Sempre que se utilizam percebe que apenas está excretando líquido, o efeito acaba sendo contrário e, automaticamente, ele dá um jeito de reter o máximo de líquido possível! Portanto para ter um perfeito equilíbrio e não perder sais minerais importantes, como o potássio, lembre-se de beber muita água!
Comentários