Se você já controlava seu peso antes da gravidez, é bom ficar ainda mais atenta à balança. Eu estava bem tranquila nos três primeiros meses e, agora, fiquei preocupada ao saber que a cada semana pode haver ganho de peso por causa desenvolvimento do feto.
A nutricionista Ingryd Moura, especialista em nutrição materno-infantil, entre outras especialidades, explica que é preciso analisar os primeiros meses, semana a semana, para descobrir como anda o processo de ganho de peso de cada mamãe. É bom lembrar que o aumento do ponteiro da balança se deve à quantidade de líquido amniótico, placenta, aumento do volume sanguíneo, do crescimento do útero, dos seios, entre outros fatores, além da alimentação desregrada.

Crédito: foto retirada do site www.sare.com.br
A média aceitável pela Organização Mundial de Saúde varia de 9 a 16 kg de ganho de peso ao longo da gestação. Ingryd Moura alerta que isso vai depender muito do índice de massa corporal de cada gestante. Se já estiver acima do peso quando engravidar, é preciso fazer um controle maior para ganhar o menor peso possível até o fim da gestação. Para quem está dentro da normalidade, o controle não é tão rígido.
O ideal é que a gestante faça um acompanhamento ao longo da gestação, de preferência semana a semana (nem que seja na balança de casa ou da farmácia, desde que confiável), para ter noção de como está esse processo.
Ao imaginar 16 kg a mais, acho um absurdo, é muito peso. Se pensarmos que está dentro do aceitável o aumento de 1 a 1,5kg por mês, o que corresponde a um ganho de peso de 250g a 375g por semana, não parece um exagero. Mas se você tem tendência a engordar, a dica da Ingryd é controlar o peso nos dois primeiros trimestres porque, ao final da gestação, as mulheres já estão mais pesadas, cansadas e fica mais difícil manter a atividade física e o controle alimentar.
Obs: foto da capa retirada do site www.gastarbem.com.br.
Comentários