Se é fácil malhar, a alimentação nem sempre é perfeita. Parece que a gravidez me deixou um pouco mais relaxada para alguns deslizes, mas continuo atenta. De vez em quando, recebo uns puxões de orelha da minha nutricionista, Ingryd Moura. Ela já vinha me atendendo há quase dois anos e, agora, o negócio ficou mais sério. Ainda mais porque ela é especialista em nutrição materno-infantil, além de outras especialidades como nutrição esportiva, funcional e fitoterápica.
E a dica de hoje da Ingryd é sobre a ação das fibras no organismo. De acordo com a nutricionista, elas funcionam como vassouras, ajudando a eliminar resíduos, gordura, além de diminuir o nível de glicose no sangue. Auxiliam no funcionamento do intestino, no controle do nível do colesterol, fortalecem o sistema imune e ajudam no controle da anemia.

Crédito: foto retirada do site www.mundoboaforma.com.br
As fibras são encontradas nas frutas, legumes, verduras, folhosos em geral, cerais integrais como macarrão, pão e arroz, nas sementes, grãos, aveia, chia, quinoa e linhaça. O ideal é ingerir um pouco de fibra em todas as refeições durante a gestação, sejam frutas, verduras, alimentos integrais e/ou grãos.
Também é importante associar as frutas a uma proteína ou a outra fibra ou oleaginosa porque, quando ingeridas sozinhas, as frutas elevam o nível glicêmico e diminuem a sensação de saciedade. Depois de comer uma fruta apenas, você logo estará com fome novamente. Entretanto, quando a fruta é associada a uma fibra ou proteína ou oleaginosa, essa sensação de saciedade é prolongada, evitando o aumento do nível de glicose no sangue e, consequentemente, diminuindo o índice glicêmico. Outro fator positivo dessa associação é a otimização da absorção dos nutrientes, de forma rápida e completa.

Crédito: foto retirada do site www.climatologiageografica.com.br
É importante lembrar que com o aumento das fibras é preciso aumentar a ingestão de água. Se isso não ocorrer, dificulta o funcionamento do intestino, e a tendência é que fique mais preso. É recomendada uma média de 40 ml de água por quilo de peso. E a quantidade ideal de fibras para gestantes é de 28 a 35 gramas por dia.
Comentários