Saiba como melhorar a performance do corredor
No Brasil, já somos 5 milhões de corredores e, por ano, ocorrem 250 provas por aqui. Dados que comprovam a importância e o crescimento da corrida de rua, uma modalidade esportiva encarada com suor e paixão por atletas profissionais em busca de medalhas e por amadores como uma forma de superação pessoal. E se cada um corre por um motivo específico, no fim das contas, o sonho de todo corredor é praticamente o mesmo: melhorar a sua performance. Para isso, é preciso conhecer a ciência que existe por trás da corrida. Esse foi o tema do 1º Workshop sobre corrida de rua oferecido pela Run&Fun, com a participação dos parceiros Corre BH, All Sports Reabilitação Esportiva e Oikos Tour Operator.
Logo no início do evento, os 60 atletas participantes puderam entender mais sobre a complexidade que envolve uma simples corrida. Um bom desempenho na pista depende de vários fatores, tanto fisiológicos/metabólicos quanto mecânicos (a biomecânica da corrida). Isso sem contar com o tipo de treinamento, o ambiente e as variáveis antropométricas individualizadas de cada atleta.
Como anda seu treino de força e o trabalho de prevenção de lesão?
Então, nada de apenas estar bem fisicamente, ter disposição, calçar um bom tênis e sair correndo por aí. “O treino de corrida em si é só uma parte do processo”, explicou Renato Dutra, diretor técnico da Run&Fun Brasil / SP. Renato alertou ainda que tem muito corredor negligenciando o outro lado da corrida que envolve o fortalecimento do atleta. “O treinamento de força, as subidas e descidas que previnem lesões, por exemplo, também fazem parte do treino para corrida”, disse.
O fisioterapeuta Lucas De Paoli, da All Sports Reabilitação Esportiva, explicou mais detalhadamente sobre a biomecânica (a mecânica aplicada ao corpo humano). As principais lesões dos corredores, a importância da prevenção e a identificação dos padrões de movimento não adequados para a correção deles foram alguns dos temas abordados pelo profissional.
Ao final, uma troca de experiências: o campeão do El Cruce Colômbia 2014, o atleta mineiro Ernani Souza, de 38 anos, falou, emocionado, sobre suas conquistas e enfatizou: “é necessário muito planejamento para conciliar o trabalho, a família e os treinamentos”, disse.

À esquerda Paulo Santos, coordenator técnico e operacional da Run&Fun BH, ao lado de Ernani Souza, atleta mineiro campeão do El Cruce Colômbia 2014
Comentários