O treinamento de corrida tem que simular o máximo possível do que você vai encontrar na hora da prova. Por isso o treinador Thiago Araújo não dá mole para uma turma de 23 corredores ansiosos por participar da Volta à Ilha, em Florianópolis. E se é pra fugir da rotina é comigo mesmo.
O meu treino seria de 10 km, o que eu não fazia desde a preparação para a Meia do Rio de 2014. Saindo da base da Endorfina, na Lagoa da Pampulha, fomos até o Parque Ecológico. Lá dentro, duas voltas que totalizariam 7 km, sem ser exatamente no plano e, depois, de volta à base e fim de treino.
Parte da turma saiu mais cedo, pois correria 15 km, e a minha turma foi para os 10 km. O início é sempre mais animado. Começamos juntos, no mesmo ritmo. Foi só entrar no Parque Ecológico para começarmos a nos distanciar um pouco. Eu me esforçava para manter o ritmo da Andreia e da Meire, o que não era fácil porque eu ainda tinha que filmar, gravar, registrar tudo! Apesar de isso dificultar o treino, adoro quando vejo o resultado!
Mesmo com pessoas em ritmos diferentes, o fato de estarmos todos no mesmo local, treinando para a mesma prova, dá mais força para continuar firme no objetivo, principalmente quando surge uma grama como essa! Dá uma olhada! Grama alta, fofa e pesada. Nada de desistir!
Quando não tem grama, tem cascalho. Não é tão difícil, mas é bem diferente de correr no asfalto.
E ainda havia o sol e o calor! O dia estava lindo para curtir uma piscina, mas para correr… Bem que tentamos sair mais cedo, mas não teve jeito. O parque só abre às 8h30. E o trajeto que nós fizemos lá dentro é praticamente todo sem sombra! Quando aparecia alguma sombra, era um alívio danado!
Ao final dos 7 km lá dentro, a pequena subida que encarei com tranquilidade na primeira volta parecia muito mais íngreme agora! A saída do parque foi um dos melhores momentos do treino, pois significava que os 10 km estavam no fim.
Para animar ainda mais, ali em frente, no Marco Zero, a Márcia da Pulsar Running, promoveu uma festinha com o grupo de corrida dela. Dá pra renovar os ânimos vendo a galera da corrida se divertindo depois de mais um treinamento. E força na peruca porque o meu treino já estava acabando.
Eu havia me distanciado um pouco mais da Andrea e da Meire porque estava muito cansada. Enquanto corria com dificuldade, ficava olhando lá na frente pensando onde elas estariam. Elas haviam terminado os 10 km e estavam caminhando, mas eu estava tão focada que quase passei por elas sem perceber! Fim de treino e foto pra registrar! Afinal, eu estava superfeliz com meus primeiros 10 km de 2015!

Comemorando o fim do treino com a Andreia e a Meire!
Comentários