Acredito que todo mundo tem um amigo/a gordinho/a ou bem acima do peso, que adora comer, beber, não faz atividade física e ainda ri do lanchinho saudável que você leva para o trabalho ou do tempo que gasta na academia. Na maioria das vezes, esse amigo/a é divertido/a e usa essa característica para fingir, mesmo que inconscientemente, que os quilos extras não o incomodam. Eu tenho um amigo assim, ou melhor, tinha.

O antigo Marcão
Esse era o Marco Antônio Astoni, o Marcão, 39 anos, repórter do Globoesporte.com/mg. E eu digo que era, porque ele mudou completamente de vida. A antiga rotina do Marcão era assim: “eu bebia muito, acordava de ressaca e comia muito. Batia um prato e depois ficava muito tempo sem comer. Aí o corpo se recuperava e eu comia muito de novo. Eu adorava salgadinho Elma Chips, tomava uns dois litros de Coca-Cola diariamente, um pote de sorvete de 1,5L a cada dois dias, comia muita carne vermelha e massas. À noite, eu estava bem e começava a beber de novo. Era um ciclo que se repetia cinco vezes por semana.”
Ele chegou a pesar 148 kg. Totalmente sedentário, mal conseguia fazer uma caminhada de 10 minutos, tinha dificuldades para respirar, transpirava muito e estava com a pressão alta, uma herança paterna. E olha que, na infância, o Marcão praticou muito esporte. Corria, nadava, jogava futebol, tinha uma vida muito ativa até os 25 anos, quando começou a engordar. Um processo que se acelerou a partir dos 34 anos.
Para quem conhecia esse Marco Antônio, foi surpreendente vê-lo decidir cuidar da saúde. Inspirou-se em outro amigo, o editor de imagem Thiago Pinheiro. Como um trabalha pela manhã e o outro à noite, encontravam-se pouco na empresa. Quando isso acontecia, o momento do encontro era a hora do lanche. Certo dia, “o Thiago não quis ir comigo. Falou que não ia, que estava de dieta e fazendo personal. Eu fiquei gozando: ‘Ah, seu traidor do movimento, covarde’, essas coisas que gordo sempre fala quando amigo muda de vida”, contou Marcão.
Três semanas depois, novo encontro no trabalho e uma surpresa: “o Thiago estava 11 kg mais magro. E era um cara que, apesar de não beber, tinha hábitos alimentares como os meus, tinha uma vida sedentária como a minha. Bati o olho naquilo e assustei. Caramba, se esse cara pode mudar os hábitos de vida, eu também posso, eu também consigo fazer isso. E aí eu resolvi,” falou o determinado Marco Antônio.
No dia seguinte, 31 de agosto de 2015, lá foi ele conversar com o Rafael Rodrigues, personal trainer conhecido como personal dos gordinhos. “Ele foi fundamental nesse processo porque soube me motivar. Foi curto e grosso: você não está aqui brincando, você vai fazer um tratamento. Se você “tá” afim eu te ajudo, se não “tá” não precisa vir porque tem muita gente precisando.” Segundo Marco Antônio, o personal não duvidou hora alguma da capacidade dele de alcançar os objetivos, mas o próprio Marcão chegou a questionar se conseguiria realmente ficar longe de refrigerantes, doces, salgadinhos e, principalmente, do álcool.
E ele nunca fraquejou. Mudou completamente a alimentação e, mesmo assim, não sente fome, pois faz nove refeições diárias com grande ingestão de proteína, o que dá saciedade, e passou a comer muitas verduras e frutas. Como gosta de cozinhar, já inventou algumas receitas e até fez coxinha assada com massa de batata-doce e peito de frango.
Também começou a malhar diariamente. No início, não podia sobrecarregar os joelhos. Fazia musculação e boxe, mas sem se movimentar, apenas com socos no boneco e saco de pancada. Só depois de duas semanas, começaram as caminhadas.
Logo na primeira semana, conseguiu perder cinco quilos. Desinchou e perdeu muito líquido. O rosto já começou a afinar, e parou de roncar. O próprio resultado o deixou ainda mais motivado. Aos poucos, Marco Antônio foi incluindo outras atividades como a corrida e o crossfit, o que acelerou a perda de peso. Chegou a eliminar 2,5 kg por semana.
Ele sente prazer com a malhação. Faz questão de falar sobre a sensação depois da atividade física: “No começo, pra pessoa que “tá” parada em casa, que tem que sair da inércia, ela olha aquilo e acha que não vai fazer nunca. Mas, quando começa a produzir endorfina, a sensação de relaxamento depois de uma corrida ou de uma sessão de boxe é impressionante. É como o prazer de comer um chocolate ou até do sexo. Não “tô” falando nenhuma novidade, só quem faz sabe”.
Além do bem-estar, a saúde é outra. A pressão está normal, 12 por 7. Os exames de sangue indicaram que colesterol, triglicérides, glicose, gama GT estão excelentes. Tem outra disposição. “Sempre fui um cara pra cima, bem humorado, mas andava cansado, estressado. Hoje em dia, é muito difícil eu me estressar com alguma coisa, o que era fácil antigamente.”
O novo Marcão já perdeu 40 kg em quatro meses, criou o lema #seeupossovocêpode e tem inspirado muita gente. Propôs-se a convencer as pessoas a mudar de vida como ele, porque é gostoso e muito bom pra saúde. Quando está muito cansado ou pensa em não malhar ou não cuidar dele, lembra que tem gente se inspirando no exemplo dele. “Não é só por mim, pela minha família, é pelo tanto de gente que se espelha em mim. É muita gente que me procura, me liga, muita gente que já foi na academia, que falou que está se alimentando melhor porque eu as inspirei. Então eu também sirvo de motivação pros outros”, contou orgulhoso.
Marco Antônio já inspirou mais de 20 pessoas a sair da inércia e cuidar da saúde e da alimentação, entre elas a mãe, três irmãs, primos, amigos e pessoas que voltaram a malhar porque viram todo o esforço dele dar resultado. O Marcão ainda pretende eliminar mais uns 15 kg. Independente disso, sabe que tudo o que conquistou aqui é suficiente pra motivar muito mais gente!
Comentários