Em abril de 2013, Rodrigo Taulle, 32 anos, estava com 90 quilos e não tinha disposição nem para jogar bola. Só que uma disputa de egos no trabalho mudaria isso radicalmente. “Apostei uma corrida de 10 km com um colega, que acabou virando um grande amigo. Nós não corríamos. Treinei forte durante os três meses antes do desafio e ganhei a aposta. Com a expectativa da prova, o ciclo de treinos e, principalmente, a sensação da vitória, conheci os benefícios da corrida”, resume Tatamaratonista, como é conhecido.
E lá se foram um ano e sete meses e 12 quilos! “Hoje a corrida representa minha filosofia de vida. Tudo é voltado para ela, pensando em melhorar cada vez mais”, conta. Desde que acorda até a hora de ir dormir, ele pensa na alimentação controlada por uma nutricionista esportiva e na logística do tempo para conciliar os treinos com os seus compromissos de trabalho, pois é coordenador de Recursos Humanos em uma empresa de Óleo & Gás, no Rio de Janeiro. De segunda a sábado, Tata frequenta a academia e ainda corre em média quatro dias por semana, dependendo da planilha feita por seu treinador. “O importante é não perder o foco”, destaca.
Em pouco tempo de vida de atleta, ele já completou quatro maratonas e, em junho deste ano, ganhou, em sua faixa etária, a Meia Maratona de Macaé (RJ). “A sensação de subir no pódio é boa demais”, tenta descrever.

Tatamaratonista em sua primeira Maratona (42 km), em Curitiba, em novembro de 2013. Mesmo com dores e despreparado, conseguiu completar a prova.
Para ele que acredita “que o impossível é temporário”, o desafio só vai aumentar. “Quero correr um maratona de 50 Km e ainda ser um ultramaratonista”, define. Em março de 2015, um desses sonhos já poderá ser alcançado na prova Wol Extreme de Maricá (RJ), uma corrida de 50 Km trail. “Mas o meu maior desafio mesmo é fazer tudo da melhor forma possível. Sou perfeccionista, não consigo fazer nada pela metade. Ou faço direito ou não faço”, enfatiza.
A paixão pela corrida supera os problemas e as dores. “Quando você se vê ali vencendo o desafio contra você mesmo, é impossível não se emocionar. Essa é a graça da coisa, a sensação de vitória sempre presente”, define.
Inspiração nas redes sociais
Com mais de 8.000 seguidores no Instagram @tatamaratonista, Tata inspira muita gente. “Criei esta página em abril deste ano, quando percebi que poderia contagiar outras pessoas a levarem uma vida mais saudável. Ninguém precisa ter uma vida de atleta, mas comer bem e se mexer são coisas que aconselho a todos”, diz. Ele também tem a Fan Page Tatamaratonista no Facebook.
“Mantenho muito contato com meus seguidores, sempre busco responder a todos, acho importante dar de volta a atenção que recebo. O melhor do Instagram é poder conhecer cada vez mais pessoas, fazer novos amigos e ganhar mais admiradores”, conta.
E para seus fãs, Tata deixa um conselho: “Tudo é questão de tempo, paciência e dedicação, Tenho o seguinte lema: o limite está na cabeça de cada um, vai lá e faz!”. E ainda completa: “Se com essa entrevista, eu conseguir fazer uma pessoa colocar um tênis e sair correndo por aí, cada palavra terá valido a pena”.
Comentários