Corredores experimentam novas sensações com o beach training: treinamento funcional na areia
Nem só de tênis vive um corredor em dia de treino. Domingo, 1 de março, foi dia de liberdade, ficar descalço, com os pés diretamente na areia. Mas não pense em moleza. Pelo contrário, o treino foi muito puxado. A modalidade é o beach training, um treinamento funcional na areia que, apesar de diminuir o impacto, exige mais esforço. Por ser um terreno irregular, aumenta o gasto calórico em 60% se comparado à malhação na academia, além de outros benefícios que contribuem para o condicionamento físico do atleta.
Promovida pelo CorreBH, em parceria com o Belvedere Beach Club, a aula de beach training, voltada para corredores, contou com a participação de 24 pessoas divididas em dois grupos de 12 cada. Durante uma hora, cada grupo, que foi subdividido em quatro, com três pessoas por equipe, fez a aula em um circuito de atividades programadas com diversas finalidades.
“Hoje vocês vão movimentar músculos que nem imaginavam que existiam”, disse, durante o treino, o educador físico e administrador Luiz André Basile. O trabalho desenvolve, ao mesmo tempo, a coordenação, o equilíbrio, a força e a agilidade. O foco é o fortalecimento muscular e articular, além do condicionamento cardiovascular. Um treino duro, pesado, mas bastante motivador por ser coletivo e na areia, que, por si só, é pura diversão!
“Fazer o treinamento na areia foi uma experiência bem diferente e muito boa. Além de ser um ambiente muito mais agradável que o de uma academia, exercitar na areia exige um trabalho maior da musculatura e te deixa mais resistente. É puxado, mas vale muito a pena”, disse a corredora Thais Campos.
Essa modalidade, inclusive, já é bastante conhecida nas praias cariocas onde são montadas tendas com equipes para as aulas do treinamento funcional na areia. Em janeiro deste ano, eu pude experimentar lá essa nova sensação dos pés na areia para treinar. Em BH, não temos o visual relaxante do mar, mas a aula ao ar livre e ao lado de pessoas com objetivos parecidos também deixa tudo mais leve. “Nesse treino estava cercada de ótimas companhias. Uma das melhores coisas desses treinos que o CorreBH tem feito é isso: te dá a oportunidade de treinar, conhecer pessoas e trocar essa vibe positiva com a galera”, completou Thais.
Também quer experimentar essa nova sensação? O Belvedere Beach Club promove regularmente aulas de beach training.
Comentários