Como eu não acho que é preciso deixar de sair com os amigos por causa da dieta, a nutricionista Caroline França* escreveu essas dicas pra nos ajudar a manter a linha e os amigos!!!
Um convite para jantar fora pode ser encarado como um problema para quem não quer sair da dieta. Mas calma!!! Existe vida saudável fora de casa! É só você seguir essas dicas e truques.
- Coma antes de sair de casa: essa dica é “batida” mas dá certo. Chegar sem fome no local vai te ajudar a escolher opções menos calóricas, além de você comer menos.
- Sugira o local: mas escolha um lugar que agrade a todos, que tenha opções para você, também, para quem não está de dieta.
- Para beber peça água ou água gasosa com rodelas de limão ou laranja: essa é uma boa opção se você estiver evitando as bebidas alcóolicas, além de ser um ótimo substituto dos refrigerantes e sucos em lata. Ambos são ricos em açúcar e outras substâncias nocivas ao corpo, até mesmo os lights!
- Cuidado com a entrada: lembra que comeu antes de sair de casa? Você não precisa da entrada, ignore-a. Este é o momento de exercitar a mandíbula CONVERSANDO e não COMENDO. A não ser que seja uma sopa ou uma salada, nada de pão e queijos nesse momento!
- Churrascaria: inicie pela salada. Além de dar saciedade, irá ajudar a eliminar as substâncias tóxicas do churrasco. Essas substâncias são formadas quando a gordura da carne respinga no carvão. Depois, juntam-se à fumaça e aderem à carne. Por isso, o alto consumo de churrasco pode aumentar o risco de desenvolver câncer. Alguns alimentos como couve, nabo, rabanete, couve-de- bruxelas, couve-flor e brócolis aumentam a desintoxicação, ajudando na eliminação de substâncias nocivas à saúde.
- Restaurante japonês: muitas pessoas acham que esse alimentos são saudáveis devido ao peixe, mas cuidado com as frituras como tempurá, hot roll, guioza, com o excesso de arroz dos sushis, além do excesso de cream cheese. Esses alimentos, associados ao excesso do molho de soja que é rico em sódio, podem ser um boicote à sua dieta. Nesses restaurantes também possuem opções de sopas e pratos a base de legumes e vegetais. Invista nessas opções, além do sashimi.
- Restaurante italiano: molhos brancos, pesto e de queijos são mais calóricos que os molhos vermelhos, ao sugo ou a bolonhesa, então invista nessas opções. Se a sua escolha da noite foi um risoto, prefira sempre os que contenham vegetais em vez dos que possuem mais de um tipo de queijo.
- Pizzaria: ela é inevitável em alguns casos, mas antes de tudo, coma com educação. Não é porque você comeu pizza que a dieta foi por água abaixo. Coma no máximo dois pedaços e fique longe dos sabores de quatro queijos, calabresa com catupiry, frango com catupiry, bacon e outras opções que contenham muitos ingredientes calóricos em sua composição. Prefira opções com verduras e legumes como rúcula com tomate seco, vegetariana, alho poró com carne de sol, etc. Se não resistir à pizza doce, escolha a de banana com canela.
- Happy hour: a hora da cerveja é vista por muitos como um momento de relaxamento. Se você quer se dar esse prazer, escolha apenas um dia da semana para isso e para cada copo de cerveja consuma dois copos de água. A água irá evitar que o corpo desidrate com o álcool, deixando a ressaca longe. Prefira as opções assadas e cozidas. Muitos bares têm as opções de batata e mandioca cozida no lugar das frituras.
- Sem culpa: antes de tudo, seja saudável e não apenas esteja saudável. Quando se tem uma alimentação equilibrada no dia-a-dia, a consciência sobre o que comer nessas ocasiões será muito maior. Mas se não foi possível seguir essas dicas, nada de culpa!!! Vida que se segue, toda semana existe uma segunda para recomeçar, o que não pode é “chutar o balde” e desistir da mudança de hábitos.
*Caroline França é especialista em Nutrição Clínica Funcional, pós-graduanda em Nutrição Ortomolecular e colaboradora do blog.
Comentários