O Desafit60, elaborado pelo educador físico Fernando Provete e pela nutricionista Bárbara Rigotto, tem duração de 60 dias, mas foi dividido em três fases, o que pode estimular os desafiados. É como em um videogame: quem foi bem na primeira fase tem mais chances de ir ainda melhor na segunda e na terceira!
Na primeira fase o programa é mais fácil, com exercícios mais simples além de duração mais curta. Nesta etapa, com quatro semanas de duração, o desafiado precisa realizar os exercícios apenas três vezes por semana, podendo chegar a cinco caso queira.
Na segunda fase, que começa na semana que vem, os exercícios começam a ficar um pouco mais difíceis, com maior complexidade. Nesta etapa, também com quatro semanas de duração, o desafiado já não pode mais fazer a atividade física apenas três vezes por semana. É obrigatório cumprir os desafios quatro vezes por semana, também podendo chegar a cinco dias de exercícios.
Por fim, na terceira e última fase, os desafios são os mais difíceis, quando os exercícios passam a ter maior volume: todos terão maior tempo de execução ou maior número de repetições. Além disso, o desafiado deverá fazer os treinos cinco vezes por semana.
A Taís Lobato chegou à quarta semana e aos últimos desafios da primeira fase, por isso a dificuldade é um pouquinho maior.
Além de alguns exercícios feitos nas semanas anteriores, a Taís vai ter que incluir outra atividade: é hora de subir e descer escadas! Não importa o local, se em casa, no prédio ou na praça, é só achar uma escadaria qualquer e dar início ao circuito. E quanto mais vezes conseguir subir e descer, mais difícil fica o exercício.
O desafio nutricional é cumulativo. Nas semanas anteriores, os desafiados aprenderam a beber mais água, a incluir frutas variadas na alimentação e a comer de três em três horas. Agora é hora de incluir alimentos integrais ao dia a dia. Eles são mais saudáveis porque possuem maior concentração de nutrientes, como vitaminas e minerais, além de possuírem mais fibras, explica Bárbara Rigotto. Alimentos com fibras ajudam na saciedade e têm outros benefícios como diminuir a absorção do colesterol e melhorar o funcionamento do intestino. Mas, para isso, é necessária uma grande ingestão de líquidos.
Comentários