Para quem me vê malhando até agora, com 40 semanas de gestação (nove meses) e se espanta, preciso ser realista. Acredito que só estou conseguindo me manter ativa porque minha vida está muito mais tranquila. Estava de férias, agora já estou em licença maternidade e, felizmente, tenho muito tempo livre. Só realmente nestas duas últimas semanas consegui diminuir o ritmo de atividades, ficar mais tempo em casa, curtir um filme, tirar um cochilo à tarde… coisas impossíveis de fazer enquanto estava trabalhando e terminando de organizar o quarto e as coisinhas do Ian.
A realidade de uma mulher com nove meses de gestação, que continua trabalhando, cuida da casa e de outros filhos, deve ser muito diferente. Porque nessa fase, a nossa energia diminui. As pernas, muitas vezes inchadas, ficam pesadas, além de terem que carregar muuuuitos quilos a mais. Muitas gestantes também têm dificuldades para dormir. Eu, por exemplo, estou sofrendo com o calor. Parece que sinto muito mais do que as pessoas que estão à minha volta, por causa do aumento do sangue na circulação.
Só estou conseguindo fazer musculação e/ou nadar cerca de três vezes por semana porque posso e descanso no restante do dia. Estou respeitando os limites do meu corpo e não faço nada que meu obstetra não me permita fazer. Além disso, tenho o acompanhamento de um profissional. O personal trainer Thiago Araújo altera a intensidade dos exercícios e o número de repetições de acordo com o meu cansaço ou disposição. E eu sempre saio melhor da academia do que entrei.
Movimentar me faz bem física e mentalmente e me ajuda a diminuir a ansiedade e a espera pela chegada do Ian.
Comentários